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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Raphaela Reis Conceição Castro  e  CARVALHO, Francione Oliveira. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: experiência na formação de professores a partir de um projeto de pesquisa-ação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.73-92.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62652.

Considerando, que ainda em 2021, muitos docentes desconhecem a Lei 10.639 de 2003 e a Lei 11.645 de 2008, leis que estabelecem a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena” no currículo oficial da rede de ensino, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e Histórias Brasileiras, objetiva-se nesse trabalho apresentar uma possibilidade de capacitação para os professores da rede de ensino da cidade de Niterói/RJ oferecendo recursos para trabalhar a cultura, a história e a memória afro-brasileira nas escolas. Para tanto, procede-se à pesquisa-ação, refletindo sobre o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação do curso de capacitação intitulado “Cultura afro-brasileira combatendo o racismo em sala de aula: reflexões e estratégias de ensino” ofertado no 1º semestre de 2021, por uma instituição de ensino federal. Desse modo, observa-se que a maioria dos concluintes do curso de extensão se autodeclararam como negros ou pardos, o que permite concluir que ainda há uma grande parcela de docentes brancos, que são a maioria na cidade de Niterói, a serem atingidos. Ademais, não podemos deixar de destacar o efeito da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus sobre trabalho docente, que precisou conciliá-lo com um curso extra.

Palavras-chave : lei 10639; lei 11645; práticas pedagógicas antirracistas.

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