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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEREIRA, Fábio de Barros. ESTADO DE EXCEÇÃO, ESTADO DE GUERRA: os impactos da ascensão conservadora e da pandemia numa escola socioeducativa em contexto de privação de liberdade. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.93-106.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.64090.

Esse artigo decorre de pesquisa em andamento realizada no interior do sistema socioeducativo, a partir da inserção do autor como professor de sociologia de uma escola pública estadual, situada dentro de uma unidade de privação de liberdade do Departamento de Gestão Socioeducativa do Estado do Rio de Janeiro (DEGASE/RJ). A abordagem à realidade investigada é feita a partir de premissas teórico-metodológicas afins ao campo do cotidiano escolar. A pesquisa pretende dialogar com ações, intervenções e iniciativas político-pedagógicas presentes no currículo da escola, que possam propiciar a transição de um contexto de exclusão e violação de direitos a outro que os garanta. As atividades de pesquisa vêm sendo realizadas ao longo do período da pandemia em que o trabalho presencial dos professores foi suspenso em uma primeira etapa e tornado híbrido em outra. Os dados parciais revelam crescimento muito significativo da exclusão e da violação a direitos sociais e políticos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, atribuídas hipoteticamente ao esvaziamento da escola como espaço de garantia de direitos, por um período, e do recrudescimento de valores e políticas repressivas e punitivistas dentro e fora da instituição.

Palavras-chave : educação e direitos humanos; socioeducação; privação de liberdade.

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