SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALDERECHOS HUMANOS EN LOS CURRÍCULOS DEL DERECHO: descolonizar la formación y profesionalizaciónEL DERECHO A LA EDUCACIÓN Y LA CIUDADANÍA EN / DEL PENSAMIENTO Y LA PRÁCTICA CURRÍCULAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PERIN, Angelita Tatiane Silva dos Santos  y  CORTE, Marilene Gabriel Dalla. EDUCAÇÃO DO CAMPO: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.121-134.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62053.

Neste artigo, apresenta-se uma síntese de dados da pesquisa “Contextos emergentes na Educação do Campo em áreas de assentamento do MST”, a qual compõe o bojo de estudos do Grupo de Pesquisa Gestar/CNPq da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, objetiva-se analisar historicamente a constituição da Educação do Campo como modalidade de ensino e sua perspectiva contra-hegemônica. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, com base no materialismo histórico-dialético fundamentado em Triviños (1997), Marx e Engels (2020) na construção e análise de dados. Aponta-se preliminarmente que a constituição dessa modalidade, com marcos legais específicos, é resultante de longo e árduo processo de enfrentamentos às instituições constituidoras do Estado e da sociedade nacional, forjado pelas lutas dos movimentos sociais camponeses, na contramão da hegemonia socioeducacional atual. Mediante este cenário, conclui-se que a Educação do Campo tem se constituído nesta perspectiva em escolas das áreas de assentamento da Reforma Agrária no Brasil.

Palabras clave : educação do campo; movimentos sociais; áreas de assentamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )