SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALCAMPO EDUCATION: a counterhegemonic contexto in the History of brazilian EducationHUMAN RIGHTS, LAICITY AND SCHOOL EDUCATION: “I always prayed for our father in school” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GONCALVES, Rafael Marques  and  ROSA, Diego. O DIREITO À EDUCAÇÃO E A CIDADANIA NOS/DOS CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.135-148.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61743.

O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a relação intrínseca entre o direito à educação e os princípios constitucionais de cidadania e da dignidade da pessoa humana nos tempos atuais, à luz da transição entre o paradigma da ciência moderna e o paradigma da pós-modernidade, defendida pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. A partir das concepções da pesquisa no/do/com cotidiano, objetiva-se a valorização das práticas diárias, levando em conta a diversidade, a pluralidade e a heterogeneidade dos sujeitos envolvidos nos currículos pensadospraticados. Destaca-se que nos cotidianos escolares as políticaspráticas curriculares conectam-se diretamente aos meios e modos de vida dos membros da sociedade, tendo em vista que os currículos emergem a partir do trabalho coletivo e contínuo. Entende-se que a construção de uma sociedade efetivamente cidadã e democrática demanda uma nova cultura educacional, proveniente da valorização e cooperação das múltiplas formas de aprendizagem. Nessa direção, apostamos na necessidade de desinvizibilizar as práticas escolares voltadas para o reconhecimento da dignidade, cidadania e do sentimento de união na tentativa de romper com a cultura autoritária, hierárquica e vertical impregnada nas diferentes relações sociais.

Keywords : cotidiano; currículo; cidadania; dignidade; emancipação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )