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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CARBONIERI, Juliana  e  MAGALHAES, Cassiana. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a pandemia e o desenvolvimento humano. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.175-189.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62033.

O presente artigo busca sistematizar reflexões acerca da percepção dos pesquisadores e dos Movimentos Sociais em relação ao Parecer CNE/CP 05/2020 por meio da análise das contribuições geradas após a homologação do referido Parecer. O texto faz o exercício de pensar os impactos gerados, em especial para a organização do currículo na Educação Infantil. A questão norteadora foi: Quais os impactos do Parecer 05/2020 na educação infantil no Brasil no período pandêmico? Configura-se como uma revisão sistemática em base de dados, visando artigos revisados por pares, publicados entre junho de 2020 a junho de 2021. O resultado permitiu evidenciar risco iminente da adoção de livros didáticos para a etapa e a possibilidade de ensino doméstico como intenções do Parecer CNE/CP 05/2020. Ressalta-se ainda, que a circunstância imposta pela Pandemia não exclui as especificidades da educação infantil e, torna-se imperativo exclamarem sobre a iminência da perda dos direitos conquistados e suas consequências.

Palavras-chave : educação infantil; parecer 05/2020; pandemia.

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