SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALCURRICULUM IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: the pandemic and human developmentCURRICULUM-ACTIONS-SILENCES: a look at the initial formation of literature teachers at UFAM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MELGAR JUNIOR, Eduardo Garralaga; CORREA, Suelen Borges Loth  and  NEVES, Janaize Batalha. O BALANCÊ DA SOPA DE LEGUMES - (RE)SIGNIFICAÇÕES DE UMA REFEIÇÃO COMO PRESENTE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.190-201.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973.

Neste artigo, apresentamos a história da sopa que foi presenteada à professora que alfabetizou quem já estava sentenciada ao não aprender. Nesse sentido, buscamos, com as experiências da professoraalfabetizadora e da menina que aprendeu a ler, as potências heterotópicas do acontecimento cotidiano. Nessa direção, as experiências foram muitas e trouxeram, nas heterotopias cotidianas, as possibilidades de reflexão aos currículospraticados. Para tanto, buscamos, nos Estudos do/no/com os Cotidianos, as práticas de uma escola da rede pública de Pelotas- RS que institui artes de lutas e resistências à precariedade da vida. Nos encontros com as heterotopias cotidianas, foi possível (re)inventar maneiras de contrapor o olhar institucional normalizador que, ao aprisionar os corpos, busca aniquilar sonhos e desejos. A soparefeição dada pela aluna à professoraalfabetizadora com quem aprendeu a ler foi o deleite para pensar a escola como produtora de insurgências capazes de criar sonhos e esperançar caminhos com a educação. Ao olhar, sentir e viver as experiências no/do/com os cotidianos, a criatividade fabrica diferentes escolas ao instituído.

Keywords : heterotopia; cotidiano; educação; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )