SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALCURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a pandemia e o desenvolvimento humanoCURRÍCULO-AÇÕES-SILÊNCIOS: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MELGAR JUNIOR, Eduardo Garralaga; CORREA, Suelen Borges Loth  e  NEVES, Janaize Batalha. O BALANCÊ DA SOPA DE LEGUMES - (RE)SIGNIFICAÇÕES DE UMA REFEIÇÃO COMO PRESENTE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.190-201.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973.

Neste artigo, apresentamos a história da sopa que foi presenteada à professora que alfabetizou quem já estava sentenciada ao não aprender. Nesse sentido, buscamos, com as experiências da professoraalfabetizadora e da menina que aprendeu a ler, as potências heterotópicas do acontecimento cotidiano. Nessa direção, as experiências foram muitas e trouxeram, nas heterotopias cotidianas, as possibilidades de reflexão aos currículospraticados. Para tanto, buscamos, nos Estudos do/no/com os Cotidianos, as práticas de uma escola da rede pública de Pelotas- RS que institui artes de lutas e resistências à precariedade da vida. Nos encontros com as heterotopias cotidianas, foi possível (re)inventar maneiras de contrapor o olhar institucional normalizador que, ao aprisionar os corpos, busca aniquilar sonhos e desejos. A soparefeição dada pela aluna à professoraalfabetizadora com quem aprendeu a ler foi o deleite para pensar a escola como produtora de insurgências capazes de criar sonhos e esperançar caminhos com a educação. Ao olhar, sentir e viver as experiências no/do/com os cotidianos, a criatividade fabrica diferentes escolas ao instituído.

Palavras-chave : heterotopia; cotidiano; educação; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )