SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALEL EQUILIBRIO DE LA SOPA DE VERDURAS: (RE) SIGNIFICADOS DE UNA COMIDA COMO REGALOLEY 13.415/2017 Y LA “NUEVA” ESCUELA SECUNDARIA: preocupaciones pertinentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Iolete Ribeiro da  y  DANTAS, Priscila Vasques Castro. CURRÍCULO-AÇÕES-SILÊNCIOS: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.202-214.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578.

A partir da teoria histórico-cultural, da dialogia e da inter-relação literatura-sociedade objetiva-se refletir, aqui, acerca do/a professor/a de literatura em sua formação inicial no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, observando o currículo como espaço (ou não) de práxis e de construção do conhecimento que considera a literatura, bem como o trabalho com o texto literário, lugar de poiesis, de formação humana, de compreensão de si, do outro e do contexto sócio-histórico-cultural. Observa-se, para isso, em análise discursiva, o Projeto Pedagógico do Curso e o trabalho do grupo de estudos Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa.

Palabras clave : currículo; formação inicial do/a professor/a de literatura; teoria histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )