SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALO BALANCÊ DA SOPA DE LEGUMES - (RE)SIGNIFICAÇÕES DE UMA REFEIÇÃO COMO PRESENTEA LEI 13.415/2017 E O “NOVO” ENSINO MÉDIO: inquietações pertinentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Iolete Ribeiro da  e  DANTAS, Priscila Vasques Castro. CURRÍCULO-AÇÕES-SILÊNCIOS: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.202-214.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578.

A partir da teoria histórico-cultural, da dialogia e da inter-relação literatura-sociedade objetiva-se refletir, aqui, acerca do/a professor/a de literatura em sua formação inicial no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, observando o currículo como espaço (ou não) de práxis e de construção do conhecimento que considera a literatura, bem como o trabalho com o texto literário, lugar de poiesis, de formação humana, de compreensão de si, do outro e do contexto sócio-histórico-cultural. Observa-se, para isso, em análise discursiva, o Projeto Pedagógico do Curso e o trabalho do grupo de estudos Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa.

Palavras-chave : currículo; formação inicial do/a professor/a de literatura; teoria histórico-cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )