SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALCURRICULUM-ACTIONS-SILENCES: a look at the initial formation of literature teachers at UFAMTHOUGHT-PRACTICED CURRICULA IN PROFESSIONAL EDUCATION AT IFRN, CAMPUS APODI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GONZAGA, Luciano Luz. A LEI 13.415/2017 E O “NOVO” ENSINO MÉDIO: inquietações pertinentes. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.215-225.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62047.

A pesquisa analisa os percursos formativos do Ensino Médio no Brasil desde a sua gênese até a premente reforma do Ensino Médio pela Lei 13415/2017. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, sistemática, descritiva, interpretativa, de caráter bibliográfico e documental, na qual se procura problematizar o dispositivo que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), impactando consequentemente em políticas educacionais – particularmente as curriculares. Historicamente, a perspectiva dessa modalidade de ensino teve como projeto a qualificação da mão de obra da classe trabalhadora e o ensino propedêutico à elite. Neste intento, a nova lei do Ensino Médio parece sugerir o retorno dessa perspectiva, recomendando itinerários formativos com vistas a uma prática pedagógica utilitarista, intensificando a proposta dualista entre formação para o trabalho aos estudantes de baixo poder aquisitivo e formação intelectual à elite em detrimento de uma educação equânime, sob uma perspectiva holística que preze a formação integral do estudante.

Keywords : Ensino Médio; Lei 13415/17; Itinerários formativos; Reforma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )