SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALCURRÍCULO-ACCIONES-SILENCIOS: una mirada a la formación inicial del profesor de literatura en la UFAMCURRÍCULOS PENSADOS-PRACTICADOS EN LA FORMACIÓN PROFESIONAL DEL IFRN, CAMPUS APODI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GONZAGA, Luciano Luz. A LEI 13.415/2017 E O “NOVO” ENSINO MÉDIO: inquietações pertinentes. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.215-225.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62047.

A pesquisa analisa os percursos formativos do Ensino Médio no Brasil desde a sua gênese até a premente reforma do Ensino Médio pela Lei 13415/2017. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, sistemática, descritiva, interpretativa, de caráter bibliográfico e documental, na qual se procura problematizar o dispositivo que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), impactando consequentemente em políticas educacionais – particularmente as curriculares. Historicamente, a perspectiva dessa modalidade de ensino teve como projeto a qualificação da mão de obra da classe trabalhadora e o ensino propedêutico à elite. Neste intento, a nova lei do Ensino Médio parece sugerir o retorno dessa perspectiva, recomendando itinerários formativos com vistas a uma prática pedagógica utilitarista, intensificando a proposta dualista entre formação para o trabalho aos estudantes de baixo poder aquisitivo e formação intelectual à elite em detrimento de uma educação equânime, sob uma perspectiva holística que preze a formação integral do estudante.

Palabras clave : Ensino Médio; Lei 13415/17; Itinerários formativos; Reforma.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )