SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALERASED FACES IN THE SCHOOL SYSTEM: schoolarization evasion pathways of black young people in the municipality of Jóia/RSREADER TRAINING: from curricular policies and government programs for teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

UNGER, Lynna Gabriella Silva  and  CARDOSO, Lívia de Rezende. DA JANELA LATERAL... construções etnográficas em um currículo escolar. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.270-285.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141.

Neste artigo, apresentamos a experiência de uma etnografia pós-crítica, na intersecção com o currículo e o chão da escola. Para além de uma simples adequação teórico-metodológica com a pesquisa, tomamos essa etnografia como “uma pesquisa-experimentação”. Trata-se de um espaço de muitas ambivalências, onde reconhecemos que os contextos não são instâncias estanques que podem ser apreendidas como uma totalidade. Um movimento de deriva que nos possibilita pensar novas estilísticas no fazer pesquisa a partir do descentramento do currículo, deslocando-o do lugar central e privilegiado, para compreender como, em diferentes épocas, as pessoas são transformadas e colocadas em determinadas posições de sujeitos. Esse deslocamento nos ajuda a visibilizar os currículos menores, pois eles fazem muito sentido quando indexados às observações do cotidiano das salas de aula e fora dela, pela janela.

Keywords : currículo; metodologias pós-críticas; cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )