SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALROSTROS BORRADOS EN EL SISTEMA ESCOLAR: trayectorias de evasión de escolarización de jóvenes negras en el municipio de Jóia/RSFORMACIÓN DE LECTORES: de políticas curriculares y programas gubernamentales para la enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

UNGER, Lynna Gabriella Silva  y  CARDOSO, Lívia de Rezende. DA JANELA LATERAL... construções etnográficas em um currículo escolar. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.270-285.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141.

Neste artigo, apresentamos a experiência de uma etnografia pós-crítica, na intersecção com o currículo e o chão da escola. Para além de uma simples adequação teórico-metodológica com a pesquisa, tomamos essa etnografia como “uma pesquisa-experimentação”. Trata-se de um espaço de muitas ambivalências, onde reconhecemos que os contextos não são instâncias estanques que podem ser apreendidas como uma totalidade. Um movimento de deriva que nos possibilita pensar novas estilísticas no fazer pesquisa a partir do descentramento do currículo, deslocando-o do lugar central e privilegiado, para compreender como, em diferentes épocas, as pessoas são transformadas e colocadas em determinadas posições de sujeitos. Esse deslocamento nos ajuda a visibilizar os currículos menores, pois eles fazem muito sentido quando indexados às observações do cotidiano das salas de aula e fora dela, pela janela.

Palabras clave : currículo; metodologias pós-críticas; cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )