SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALROSTOS APAGADOS NO SISTEMA DE ENSINO: trajetórias de evasão na escolarização de jovens negras no município de Jóia/RSFORMAÇÃO DO LEITOR: de políticas curriculares programas governamentais à docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

UNGER, Lynna Gabriella Silva  e  CARDOSO, Lívia de Rezende. DA JANELA LATERAL... construções etnográficas em um currículo escolar. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.270-285.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141.

Neste artigo, apresentamos a experiência de uma etnografia pós-crítica, na intersecção com o currículo e o chão da escola. Para além de uma simples adequação teórico-metodológica com a pesquisa, tomamos essa etnografia como “uma pesquisa-experimentação”. Trata-se de um espaço de muitas ambivalências, onde reconhecemos que os contextos não são instâncias estanques que podem ser apreendidas como uma totalidade. Um movimento de deriva que nos possibilita pensar novas estilísticas no fazer pesquisa a partir do descentramento do currículo, deslocando-o do lugar central e privilegiado, para compreender como, em diferentes épocas, as pessoas são transformadas e colocadas em determinadas posições de sujeitos. Esse deslocamento nos ajuda a visibilizar os currículos menores, pois eles fazem muito sentido quando indexados às observações do cotidiano das salas de aula e fora dela, pela janela.

Palavras-chave : currículo; metodologias pós-críticas; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )