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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALCANTARA, Regina Godinho de  y  NADAI, Gisele Santos De. FORMAÇÃO DO LEITOR: de políticas curriculares programas governamentais à docência. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.286-303.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53503.

O artigo mostra como políticas curriculares, reverberadas em programas governamentais, prescrevem o trabalho com a leitura e, consequentemente, impactam a formação do leitor. A partir de uma análise documental, apropriou-se do estabelecido no Caderno de Apresentação do Pnaic, de 2012 e no Guia de Literacia Familiar do Conta pra mim, de 2019, e do transmutado em relatos de blogs de professores e em vídeos do programa Conta pra mim para apreender concepções e ressonâncias de trabalho educativo para a qualificação do leitor. Ancorado numa perspectiva discursiva de linguagem e de leitura, evidenciou que orientações metodológicos repercutidas nos programas, mesmo que oriundas de diferentes governos e currículos, materializam perspectivas conservadoras, tecnicistas e cognitivistas, de visão excessivamente utilitária, a qual alimenta e reedita os ditames neoliberais, requerendo, assim, o engendramento da docência acurada, política e inventiva, com vistas à emergência da leitura crítica e autônoma do texto, possibilitadora da (re)leitura do mundo.

Palabras clave : políticas curriculares; programas governamentais; trabalho com a leitura.

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