SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALREADER TRAINING: from curricular policies and government programs for teachingGOVERNAMENTAL INTERNSHIP PROGRAM FOR SOON-TO-BE TEACHERS: Understanding how the state of Espírito Santo regards interns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. OS JOVENS E AS AFETIVAS ALEGRIAS: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.304-320.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520.

O trabalho trata da relação entre afetividade, leitura e escrita numa classe de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar acontecimentos vividos em aulas que, ao privilegiar as relações intersubjetivas, registram evidências de disposições emocionais e afetivas mobilizadoras de interesses e de atenção a determinados objetos simbólicos, que podem se reverter em possibilidades didáticas de ação de ler e escrever. Paulo Freire e Lev S. Vigotski são inspirações teóricas e metodológicas para a pesquisa, pela aproximação de uma perspectiva humanística em suas reflexões e pela centralidade da cultura, em seu papel formador e de desenvolvimento social, intelectual de sujeitos críticos. Os resultados revelam o movimento da leitura e da escrita enquanto instrumentos de comunicação, de prazer e de desenvolvimento intelectual, em seu caráter de exercício escolar e de compartilhamento de experiências e aprendizagem.

Keywords : cultura; linguagem; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )