SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALFORMACIÓN DE LECTORES: de políticas curriculares y programas gubernamentales para la enseñanzaEL PROGRAMA DE BECAS DE ENTRENAMIENTO DOCENTE: El concepto de pasantía en la política de Espírito Santo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. OS JOVENS E AS AFETIVAS ALEGRIAS: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.304-320.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520.

O trabalho trata da relação entre afetividade, leitura e escrita numa classe de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar acontecimentos vividos em aulas que, ao privilegiar as relações intersubjetivas, registram evidências de disposições emocionais e afetivas mobilizadoras de interesses e de atenção a determinados objetos simbólicos, que podem se reverter em possibilidades didáticas de ação de ler e escrever. Paulo Freire e Lev S. Vigotski são inspirações teóricas e metodológicas para a pesquisa, pela aproximação de uma perspectiva humanística em suas reflexões e pela centralidade da cultura, em seu papel formador e de desenvolvimento social, intelectual de sujeitos críticos. Os resultados revelam o movimento da leitura e da escrita enquanto instrumentos de comunicação, de prazer e de desenvolvimento intelectual, em seu caráter de exercício escolar e de compartilhamento de experiências e aprendizagem.

Palabras clave : cultura; linguagem; aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )