SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALFORMAÇÃO DO LEITOR: de políticas curriculares programas governamentais à docênciaO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO FORMAÇÃO DOCENTE: A concepção de estágio na política capixaba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. OS JOVENS E AS AFETIVAS ALEGRIAS: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.304-320.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520.

O trabalho trata da relação entre afetividade, leitura e escrita numa classe de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar acontecimentos vividos em aulas que, ao privilegiar as relações intersubjetivas, registram evidências de disposições emocionais e afetivas mobilizadoras de interesses e de atenção a determinados objetos simbólicos, que podem se reverter em possibilidades didáticas de ação de ler e escrever. Paulo Freire e Lev S. Vigotski são inspirações teóricas e metodológicas para a pesquisa, pela aproximação de uma perspectiva humanística em suas reflexões e pela centralidade da cultura, em seu papel formador e de desenvolvimento social, intelectual de sujeitos críticos. Os resultados revelam o movimento da leitura e da escrita enquanto instrumentos de comunicação, de prazer e de desenvolvimento intelectual, em seu caráter de exercício escolar e de compartilhamento de experiências e aprendizagem.

Palavras-chave : cultura; linguagem; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )