SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO FORMAÇÃO DOCENTE: A concepção de estágio na política capixabaO CINEMA EM REDES DE CONVERSAÇÕES: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LIMA, Letícia Dias de  e  SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. CURRÍCULO DO CURSO DE MÚSICA E A FORMAÇÃO DO MÚSICO POPULAR: um estado do conhecimento. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.341-358.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970.

Este trabalho apresenta o exercício de "estado do conhecimento" realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação, que versa sobre a formação do músico popular em diálogo com questões curriculares do ensino superior de Música. Apreendido como elemento estruturante da escrita de uma tese, por permitir a apropriação do conhecimento acumulado acerca das questões norteadoras da pesquisa, este mapeamento serve a um processo de investigação mais amplo e se configura como uma etapa de análise e discussão dos materiais selecionados. O levantamento de relatórios de teses e dissertações foi realizado a partir da consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apresentamos os materiais selecionados operando a partir de dois eixos de análise, a saber, 1) currículo de música e 2) formação do músico. Dentre outras reflexões, os resultados demonstram a escassez de pesquisas a respeito destes assuntos, e também as fortes tendências conservatoriais que predominam no ensino superior de Música – tanto em sua estrutura curricular quanto em práticas pedagógicas empreendidas no espaço da universidade.

Palavras-chave : currículo; formação do músico; curso de música; música popular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )