SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALO CINEMA EM REDES DE CONVERSAÇÕES: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículosTEMPOS DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NO RIO DE JANEIRO: (1854-1934) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LIMA, Adriana de Souza; ACIOLY, Vitor  e  GIRALDO, Victor Augusto. PROCURANDO II: uma investigação sobre números irracionais. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.372-385.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253.

Objeto de recorrente preocupação no meio acadêmico, os números irracionais são vistos pelos estudantes como difíceis de entender e reconhecidos pelos professores como um desafio para o ensino. Este artigo descreve uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e observação participante, na qual nos propusemos a investigar os aspectos a serem considerados ao se abordar o ensino do conceito de irracionalidade, na formação de professores de matemática. Os registros do diário de campo e a produção escrita dos licenciandos, submetidos a um Estudo Sistemático de Vocabulário (BARDIN, 2009), foram produzidos durante a aplicação de uma atividade sobre o número irracional π no contexto de uma sala de aula da disciplina Matemática na escola, de um curso de licenciatura em matemática, de uma Universidade Federal situada na cidade do Rio de Janeiro. O estudo mostrou a importância do conhecimento conceitual do conteúdo, contudo suas fronteiras devem ser extrapoladas na prática reflexiva sobre como os conceitos se constituem e nas formas como são ensinados.

Palavras-chave : números irracionais; ensino de matemática; número π.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )