SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALTIEMPOS DE LA EDUCACIÓN CATÓLICA EN RIO DE JANEIRO: (1854-1934)EL MOMENTO DE LA CURACIÓN: ¡lo que importa es saber lo que importa! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

DIAS, Zenilda Rodrigues  y  RIBEIRO, Adalberto Carvalho. ESCOLAS CÍVICOS MILITARES: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.406-426.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59634.

O artigo tem como objetivo analisar os fenômenos que levaram a transferência das escolas civis públicas para as mãos dos militares, considerando, ainda, as consequências da militarização dentro do ambiente escolar. A militarização de escolas públicas no Brasil, nos moldes atuais, é um fenômeno empírico surgido com mais ênfase no ano de 2013 no estado de Goiás, onde os ideais conservadoristas sustentam a defesa desse velho modelo pedagógico, agora em um novo desenho institucional. A abordagem metodológica é qualitativa, tendo sido a pesquisa documental por meio da análise de conteúdo o principal esteio da trilha investigativa, com destaque para a verificação do Manual das Escolas Cívico-militares publicado recentemente pelo governo federal. Questões de partida: 1) por que as escolas militarizadas surgem com boa aceitação na sociedade brasileira? 2) quais benefícios a proposta pode trazer para a educação brasileira? 3) como política pública, qual o escopo da proposta do Ministério da Educação? Os resultados apontam que a onda de conservadorismo que assola a sociedade brasileira e a ideia do “apagão educacional” impulsionaram o clamor social de pais e comunidade escolar por um “novo” modelo de escola, priorizando-se, dessa forma, a disciplina e a obediência, além da segurança no ambiente escolar em vez da aprendizagem e democracia.

Palabras clave : escolas civis públicas; escolas cívico-militares; conservadorismo; apagão educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )