SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68SCHOOL EDUCATION AND SYMBOLIC DEBT: reflections on the (de) characterization of school and teachingCHILDHOOD, EDUCATION AND LANGUAGE IN MICHEL DE MONTAIGNE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SUDARIO, Maria Vitória Braga  and  MORENO, Gilmara Lupion. CRIANÇA, ESCOLA E ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: a escola como espaço de socialização. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.29-41.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60916.

O artigo versa sobre o papel da escola na socialização das crianças acolhidas institucionalmente. Elencou-se como objetivos pesquisar sobre o papel da escola no processo de construção da identidade e da socialização da criança acolhida; conhecer a trajetória da criação, implementação e consolidação das instituições de acolhimento no Brasil; e reconhecer a escola como importante espaço de socialização. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Como resultado, percebeu-se a importância do conhecimento sobre a história e a função das instituições de acolhimento, a fim de desmistificar mitos e preconceitos; assim como a relevância do papel da escola na infância das crianças acolhidas. A escola tem o papel de ajudá-las na superação das possíveis dificuldades em seu desenvolvimento, e desmistificar a visão, muitas vezes, preconceituosa sobre a criança acolhida.

Keywords : acolhimento institucional; escola; criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )