SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68EDUCAÇÃO ESCOLAR E DÍVIDA SIMBÓLICA: reflexões sobre a (des)caracterização da escola e da docênciaINFÂNCIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM EM MICHEL DE MONTAIGNE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SUDARIO, Maria Vitória Braga  e  MORENO, Gilmara Lupion. CRIANÇA, ESCOLA E ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: a escola como espaço de socialização. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.29-41.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60916.

O artigo versa sobre o papel da escola na socialização das crianças acolhidas institucionalmente. Elencou-se como objetivos pesquisar sobre o papel da escola no processo de construção da identidade e da socialização da criança acolhida; conhecer a trajetória da criação, implementação e consolidação das instituições de acolhimento no Brasil; e reconhecer a escola como importante espaço de socialização. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Como resultado, percebeu-se a importância do conhecimento sobre a história e a função das instituições de acolhimento, a fim de desmistificar mitos e preconceitos; assim como a relevância do papel da escola na infância das crianças acolhidas. A escola tem o papel de ajudá-las na superação das possíveis dificuldades em seu desenvolvimento, e desmistificar a visão, muitas vezes, preconceituosa sobre a criança acolhida.

Palavras-chave : acolhimento institucional; escola; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )