SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68CHILD, SCHOOL AND INSTITUTIONAL SHELTER: school as a space of socializationAN INVISIBLE REALITY: violence Against Black Schoolgirls Through the Perception of Their Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CARNIEL, Flávia Rocha  and  CUNHA, Marcus Vinicius da. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM EM MICHEL DE MONTAIGNE. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.42-54.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60978.

Tomando por base o conceito de infância elaborado por Philippe Ariès, este artigo mostra que as manifestações de Michel de Montaigne sobre a educação de crianças são tipicamente modernas, pois se pautam no interesse psicológico e na preocupação moral. Utilizando metodologia fundamentada em conceitos da retórica, o artigo analisa os ensaios de Montaigne intitulados “Pedantismo” e “Da educação das crianças”, destacando o valor atribuído pelo autor à linguagem e à comunicação entre aluno e professor. Destaca-se que Montaigne atribui o sucesso da docência às qualidades pessoais do professor, cuja sensibilidade pode ser desenvolvida pelo contato com as artes. As conclusões sugerem a necessidade de rever os conceitos educacionais vigentes na atualidade.

Keywords : montaigne; infância; linguagem; retórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )