Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
LEITE, Ligia Costa; MELO, Rosse Imair de Oliveira y DOUAT, Cristina Maria. UMA REALIDADE INVISÍVEL: violência contra alunas negras na escola pela percepção dos docentes. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.55-68. Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60828.
O presente artigo pretende investigar, por meio de entrevistas realizadas com professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, no Nordeste do Brasil, a invisibilidade da violência racial e de gênero enfrentada por alunas negras. A abordagem qualitativa e a análise temática são os instrumentos utilizados para a coleta e a interpretação dos dados das entrevistas. Para analisar as dificuldades dos docentes em lidar com essas situações, o artigo divide-se em três temas ou unidades de significação, relacionados com educação e saúde: etnia e cultura, violências de gênero e procedimentos institucionais. Os resultados apontam como a violência se oculta em uma forma silenciosa que se sobrepõe às demais e acaba negligenciada, naturalizada ou banalizada por quem a perpetra, por quem a assiste e por quem a sofre.
Palabras clave : escola; violência silenciosa; alunas negras; racismo estrutural.