SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68INFANCIA, EDUCACIÓN Y LINGUAJE EN MICHEL DE MONTAIGNELA EMERGENCIA DE LA ESCUELA NORMAL: formación docente y relaciones étnico-raciales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LEITE, Ligia Costa; MELO, Rosse Imair de Oliveira  y  DOUAT, Cristina Maria. UMA REALIDADE INVISÍVEL: violência contra alunas negras na escola pela percepção dos docentes. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.55-68.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60828.

O presente artigo pretende investigar, por meio de entrevistas realizadas com professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, no Nordeste do Brasil, a invisibilidade da violência racial e de gênero enfrentada por alunas negras. A abordagem qualitativa e a análise temática são os instrumentos utilizados para a coleta e a interpretação dos dados das entrevistas. Para analisar as dificuldades dos docentes em lidar com essas situações, o artigo divide-se em três temas ou unidades de significação, relacionados com educação e saúde: etnia e cultura, violências de gênero e procedimentos institucionais. Os resultados apontam como a violência se oculta em uma forma silenciosa que se sobrepõe às demais e acaba negligenciada, naturalizada ou banalizada por quem a perpetra, por quem a assiste e por quem a sofre.

Palabras clave : escola; violência silenciosa; alunas negras; racismo estrutural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )