SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM EM MICHEL DE MONTAIGNEA EMERGÊNCIA DA ESCOLA NORMAL: formação de professoras e relações étnico-raciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LEITE, Ligia Costa; MELO, Rosse Imair de Oliveira  e  DOUAT, Cristina Maria. UMA REALIDADE INVISÍVEL: violência contra alunas negras na escola pela percepção dos docentes. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.55-68.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60828.

O presente artigo pretende investigar, por meio de entrevistas realizadas com professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, no Nordeste do Brasil, a invisibilidade da violência racial e de gênero enfrentada por alunas negras. A abordagem qualitativa e a análise temática são os instrumentos utilizados para a coleta e a interpretação dos dados das entrevistas. Para analisar as dificuldades dos docentes em lidar com essas situações, o artigo divide-se em três temas ou unidades de significação, relacionados com educação e saúde: etnia e cultura, violências de gênero e procedimentos institucionais. Os resultados apontam como a violência se oculta em uma forma silenciosa que se sobrepõe às demais e acaba negligenciada, naturalizada ou banalizada por quem a perpetra, por quem a assiste e por quem a sofre.

Palavras-chave : escola; violência silenciosa; alunas negras; racismo estrutural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )