SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68A SOCIOLOGIA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIODIVERSIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: perspectivas de professoras da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

REIS, Diego dos Santos. A FILOSOFIA FORA DAS GRADES (CURRICULARES): a Lei 10.639/03 e os desafios para um ensino de filosofia antirracista. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.134-146.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.54025.

O ensaio objetiva discutir os pressupostos epistêmicos, políticos e culturais do currículo de filosofia, a partir da implementação da Lei 10.639/03 e da crítica endereçada ao racismo epistêmico. Discutem-se, nessa análise, desde a perspectiva teórica do pensamento decolonial, os efeitos, os rastros e as estruturas persistentes da colonialidade no ensino de filosofia e, de modo especial, nos currículos. Trata-se, ademais, de problematizar o descompasso entre as tendências acadêmicas hegemônicas de perspectiva eurocentradas, que desconsideram as determinações geopolíticas na construção do conhecimento, e os saberes e experiências de populações africanas, afrodiaspóricas, indígenas e latino-americanas. Argumenta-se, por fim, que o projeto ancorado nos valores da modernidade/colonialidade europeia opera pela subalternização e silenciamento dos conhecimentos produzidos a partir de outras matrizes corpo-políticas, invalidando-as pela via do epistemicídio. Pensar o currículo de filosofia em bases decoloniais e antirracistas exige, portanto, que se questionem as premissas norteadoras deste projeto étnico, sexual e racialmente excludente.

Palavras-chave : decolonialidade; racismo; lei 10.639/03; currículo de filosofia; colonialidade do saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )