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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SOUSA, Mirtes Aparecida Almeida y SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. DIVERSIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: perspectivas de professoras da educação básica. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.147-160. Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.54057.
O estudo da diversidade no currículo é amplo, complexo e está diretamente associado à visão de mundo predominante em determinado contexto histórico e educacional. Este artigo discute a compreensão de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da diversidade no currículo escolar. Apresenta resultados de uma investigação qualitativa, desenvolvida mediante a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram que as professoras sujeitos deste estudo reconhecem a importância e a necessidade de abordar a diversidade como temática significativa no currículo escolar e buscam incluí-la em suas práticas pedagógicas; destacaram também a importância do respaldo legal para a visibilidade de conteúdos relacionados à diversidade, sem o qual a cultura afro-indígena, as desigualdades econômicas, a diversidade de credos ou práticas religiosas, dentre outras questões, continuariam negligenciadas enquanto objeto de estudo. Ressalta-se, ainda, neste trabalho, a importância da mediação docente na compreensão de práticas discriminatórias e excludentes, oportunizando a expressão e o reconhecimento de sujeitos silenciados e invisibilizados na escola e na sociedade.
Palabras clave : diversidade; currículo; ensino fundamental; mediação docente.