SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68CONDUCTOR AURÉLIO MELO: training, cultural mediation and travel in Northeast BrazilFOR A DEMOCRATIC EDUCATION: elaborating an analysis of the “Programa Escola sem Partido" based on Paulo Freire’s thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MONTEIRO, Leonardo Henrique Brandão. (IN)DISCIPLINA E VISIBILIDADE: considerações sobre ambiguidades e tensões no ambiente escolar. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.176-192.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.51239.

O paper se dedica a refletir sobre a lógica (in)disciplina e suas corporificações no ambiente escolar. Intenta traçar uma linha de inteligibilidade que permita compreender os comportamentos estudantis lidos como indisciplinados pelos profissionais escolares, bem como, a forma pela qual estes comportamentos acabam se conectando e (re)atualizando esta lógica. A metodologia deste trabalho engloba a discussão de dados empíricos retirados de uma etnografia e de entrevistas semiestruturadas com atores escolares, de forma a articular estes dados com uma reflexão bibliográfica. Discute-se as dimensões dos comportamentos lidos como indisciplinados de modo a não os alocar automaticamente ao polo da resistência, e sim, de problematizar esta alocação. Também se aponta a importância de considerarmos questões que envolvem dinâmicas de prazer/poder entre os polos de normalização/resistência, assim como, a existência de um jogo entre o ver e ser visto existente na escola, na qual os comportamentos classificados como indisciplinados são centrais. Estas reflexões nos levarão a concluir que a existência da escola no modelo disciplinar como conhecemos hoje persiste dentro da lógica (in)disciplina, pois ao mesmo tempo que esta desloca feixes de poder dentro da instituição, esta reforça a escola, enquanto instituição, a todo momento.

Keywords : disciplina escolar; indisciplina escolar; micropolítica; ver/ser visto; prazer/poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )