SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68POR UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: elaborando uma análise do “Programa Escola sem Partido” a partir do pensamento de Paulo FreireEXTENSÃO POPULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: convivência em comunidade de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Daiana Bastos da Silva  e  SILVA, Roberto Rafael Dias da. A CONSTITUIÇÃO DA FLEXIBILIDADE COMO ESTRATÉGIAPOLÍTICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.207-219.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.54090.

O presente artigo propõe-se a compreender os sentidos de flexibilidade no Ensino Médio brasileiro na última década. Dessa forma, interessa interrogar: Como os sentidos de flexibilidade se apresentam e se articulam na mídia pedagógica impressa pesquisada no Brasil no decorrer da última década? Para tal, elege como materialidade empírica um conjunto de textos e artigos da Revista Pátio: Ensino Médio, Profissional e Tecnológico. Como grade analítica, tomou-se por base o conceito foucaultiano de tecnologia de governo. Como apontamentos gerais, evidencia-se a constituição de uma tríade de sentidos, qual seja: a flexibilidade curricular pautada pela oferta de currículo flexível; a flexibilidade da prática pedagógica na organização do tempo, dos espaços e dos métodos; e a flexibilidade enquanto uma habilidade a ser desenvolvida no e pelo sujeito empreendedor de si, na produção de subjetividades capazes de gerir seu próprio capital de competências.

Palavras-chave : ensino médio; flexibilidade; currículo; mídia impressa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )