SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68EXTENSÃO POPULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: convivência em comunidade de trabalhoENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Sandra Cristina Morais de. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: uma revisão sistemática da literatura. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.237-249.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.55310.

Este estudo teve o objetivo de revisar a produção científica acerca da cibercultura e da educação. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com artigos pesquisados no Portal da CAPES (periódicos), a partir dos descritores ‘cibercultura’, ‘cibercultura’ e ‘educação’. O critério de inclusão foram artigos nacionais dos anos de 2010 a 2019 e oriundos de estudos desenvolvidos no Brasil. Os critérios de exclusão foram dissertações, teses e demais textos, pois nosso foco de estudo deteve-se apenas a artigos científicos. Por meio desse processo, a amostra final foi constituída de 28 artigos. A escolha dos artigos se deu em relação ao seu título e posterior leitura dos resumos e, em seguida, na elaboração de um quadro dos dados coletados com informações de cada pesquisa, a saber: título, ano de publicação, autores, revista/periódico. A análise do estudo foi feita qualitativamente. As publicações revisadas descrevem as relações entre a cibercultura e o processo educativo, com destaque para conceitos como: mídia, ciberespaço, comunidade virtual, novas tecnologias, hipertexto, cultura, cultura digital, entre outros. Os estudos ressaltam que o crescimento do conceito de cibercultura está atrelado ao conceito de ciberespaço, que apresenta uma nova dimensão social, resultante de um movimento global em que predomina a conexão em tempo real. O ciberespaço é um espaço de aprendizagem, onde o uso de ferramentas midiáticas se apresenta como um recurso a ser utilizado pelo docente no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : cultura; cibercultura; cibercultura e educação; ciberespaço.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )