SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68CIBERCULTURA Y EDUCACION: una revisión sistemática de la literatureEL HACER CIENTÍFICO FRENTE A LA PERSPECTIVA DE LA NO NEUTRALIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CAMINI, Patrícia  y  FREITAS, Alice Teixeira de. ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.250-264.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60952.

O artigo apresenta resultados de pesquisa que visou a investigar efeitos do ensino remoto na alfabetização, em 2020, a partir do olhar de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME-POA). A metodologia foi composta por survey e análise de conteúdo, tendo como material empírico respostas de 40 professoras alfabetizadoras. Os resultados indicaram como tendência a desconexão entre alfabetizadoras e a maioria dos estudantes das turmas, o que inviabilizou a continuidade da alfabetização. A partir de contribuições de autores como Byung-Chul Han, Axel Rivas e Luiz Carlos de Freitas, concluiu-se que a RME-POA deve avançar na implementação de estratégias para minimizar os efeitos do ensino remoto e seguir buscando atingir a meta 5 do PNE (2014-2024), a partir da responsabilização bilateral pela alfabetização e não às custas da autoexploração do trabalho docente.

Palabras clave : alfabetização; ensino remoto; trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )