SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68EL HACER CIENTÍFICO FRENTE A LA PERSPECTIVA DE LA NO NEUTRALIDADESTUDIOS DE LA DISCAPACIDAD EN LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BRANCO, Uyguaciara Veloso Castelo. FORMAÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: análise da Produção de Conhecimento nos Periódicos Qualis A1 e A2 (2010-2018). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.273-290.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.56040.

O artigo apresenta uma revisão teórica sobre a formação acadêmica na Educação Superior, enquanto subcategoria que compõe a ambiência de ensino-aprendizagem, a partir da análise da produção acadêmica disponível nos periódicos da área de Educação, com classificação Qualis A1 e A2 (CAPES). Como recorte temporal, foram analisados artigos produzidos entre 2010-2018. Foram catalogados 266 artigos de 14 periódicos em língua portuguesa. Os descritores utilizados, inicialmente, foram: educação superior e evasão ou permanência ou relação professor/a – aluno/a. Foram organizados dados bibliográficos da produção, resumos e palavras-chave que, após análise, permitiram a seleção de 103 artigos. Foram sistematizados os principais aspectos apresentados em cada um dos artigos, possibilitando identificar elementos importantes na configuração da ambiência de ensino-aprendizagem na educação superior, envolvendo discussões sobre: currículo dos cursos de graduação, metodologias, avaliação e dimensão afetivo-cognitiva no ambiente acadêmico. Para fins deste artigo, foi apresentada a subcategoria formação acadêmica, a partir de importantes elementos teórico-metodológicos, como: competência, capital simbólico, engajamento, formação acadêmica e mercado de trabalho, métodos ativos de aprendizagem e modelo de avaliação institucional. Os trabalhos referenciados no presente estudo se constituem em importantes instrumentos para ampliação e verticalização dos estudos, com novos elementos para a construção do conhecimento.

Palabras clave : educação superior; produção de conhecimento; periódicos qualis/capes; formação acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )