SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68DISABILITY STUDIES IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIONTITLE IN ENGLISH: THE MONITORING AND EVALUATION OF MARK 4 OF THE NATIONAL EDUCATION PLAN 2014-2024: contributions to the debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CASSOL, Claudionei Vicente. AMBIVALÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOLIDARIEDADE EM DIÁLOGO: caminhos de formação para a pluralidade. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.307-319.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60595.

Os tempos líquidos que, neste momento da história da humanidade, compartilhamos, convocam a refletir alternativas de enfrentamento à crescente violência, despolitização, captura e desautorização do pensamento científico. Dispor-se ao diálogo e à solidariedade educa pelo compromisso com a vida e pela gestualidade que, eticamente, enriquece as experiências cotidianas, concretas e das narrativas. Em atenção à temática da educação, do conhecimento e da identidade no mundo da pluralidade sociocultural, pelo olhar da filosofia social, objetiva-se ensaiar acerca da solidariedade como ponto de partida para a pluralidade e para o compromisso dialógico na perspectiva metodológica da hermenêutica pluralizadora, ainda que sem a pretensão de fundamentos e soluções teleológicas, porém, com intencionalidades reflexivas e propositivas. Os caminhos teóricos se constituem, para esta elaboração, no lastro metodológico da ambivalência/plurivalência, em categorias paradigmáticas, a partir de Bauman, e mostram-se potentes para pensar processos educativos como possibilidades de construção do conhecimento, da solidariedade e do diálogo, afetivo, acolhedor e sensível à pluralidade e compromissos éticos desde os vínculos humanos e, para eles também dirigidos. Pensadores e vertentes diversas são chamados para a tematização, pois, de seus lugares de compreensão e elaboração, se aproximam da validade do pensamento plural como instituinte de perspectivas. Pensar a educação orientada para a solidariedade coloca-se como possibilidade de resistência às imposições anatemáticas que violam a condição humana da dignidade e do diálogo como espaço de constituição das subjetividades, do mundo da vida e das vivências formadoras da pluralidade.

Keywords : educação; solidariedade; diálogo; Zygmunt Bauman; ambivalência/plurivalência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )