SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68EL SEGUIMIENTO E EVALUACIÓN DE LA META 4 DEL PLAN NACIONAL DE EDUCACIÓN 2024-2024: contribuciones al debateDESARROLLO Y EVALUACIÓN DE UN DOCUMENTAL PARA SOCIALIZAR LA LEY N° 10.639/03 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVEIRA, Rocheli Regina Predebon; LIMA JUNIOR, Agnaldo Mesquita de  y  VIEIRA, Maurício Aires. CARACTERIZAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DE TESES DO CÁTALOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.337-352.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.61091.

Este trabalho buscou compreender como se caracteriza a figura do coordenador pedagógico em teses de doutorado. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo “Estado da arte”, utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações - Capes, com o descritor de pesquisa “coordenador pedagógico”, entre aspas para melhor delimitar a pesquisa. Utilizamos este repositório pois ele abarca toda a produção nacional de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Analisamos os trabalhos resultantes de teses de doutorado, pois este é o maior nível de pós-graduação e que podem ser mais relevantes para compor nossa análise. Assim, foi possível localizar 45 pesquisas. Dessas, 27 fugiram da temática e 4 não puderam ser lidas na sua completude, restando para análise 14 produções. As pesquisas foram divididas pelos resumos em 3 categorias: “coordenador pedagógico e sua relação com a formação docente”, “o trabalho cotidiano do coordenador pedagógico” e “políticas públicas e atuação do coordenador pedagógico”.

Palabras clave : coordenador pedagógico; formação docente; estado da arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )