SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68DEVELOPMENTANDEVALUATIONOFADOCUMENTARYTO SOCIALIZE THE LAW 10.639/03SOCIAL REPRESENTATIONS ON EDUCATION AMONG COLOMBIAN PRISONERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BITTE, Regina Celi Frechiani  and  SANTOS, Sonia Maria dos. HISTÓRIA E SEU ENSINO NO ESPÍRITO SANTO: entre rupturas, permanências e resistências. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.367-379.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60997.

O presente artigo tem por objeto de análise a história do ensino de história com recorte temporal entre os anos de 1970 a 1990 no estado do Espírito Santo (ES) e objetiva identificar e compreender as rupturas e permanências neste ensino nas Propostas Curriculares do estado. Assim, buscamos entabular um diálogo com a autores que abordam o ensino de História no Brasil como Bittencourt (2004, 2010) e Fonseca (2012), bem como com teses e dissertações da Biblioteca da UFES e do IFES de Vitória, no ES. O estudo aponta para nuanças nas Propostas Curriculares do ES em consonância com a conjuntura maior no Brasil. Sinaliza, também, a resistência dos professores frente aos documentos normatizadores produzidos na noosfera.

Keywords : ensino de História; Espírito Santo; História ensinada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )