SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68DESENVOLVIMENTOEAVALIAÇÃODEUMDOCUMENTÁRIO PARA SOCIALIZAÇÃO DA LEIN. 10.639/2003REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO ENTRE PRESOS COLOMBIANOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BITTE, Regina Celi Frechiani  e  SANTOS, Sonia Maria dos. HISTÓRIA E SEU ENSINO NO ESPÍRITO SANTO: entre rupturas, permanências e resistências. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.367-379.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60997.

O presente artigo tem por objeto de análise a história do ensino de história com recorte temporal entre os anos de 1970 a 1990 no estado do Espírito Santo (ES) e objetiva identificar e compreender as rupturas e permanências neste ensino nas Propostas Curriculares do estado. Assim, buscamos entabular um diálogo com a autores que abordam o ensino de História no Brasil como Bittencourt (2004, 2010) e Fonseca (2012), bem como com teses e dissertações da Biblioteca da UFES e do IFES de Vitória, no ES. O estudo aponta para nuanças nas Propostas Curriculares do ES em consonância com a conjuntura maior no Brasil. Sinaliza, também, a resistência dos professores frente aos documentos normatizadores produzidos na noosfera.

Palavras-chave : ensino de História; Espírito Santo; História ensinada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )