SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68HISTORY AND ITS TEACHING IN ESPÍRITO SANTO: between ruptures, permanences and resistanceLANGUAGE AND POLICY IMPLEMENTATION: theoretical-methodological approaches between the Bakhtin circle and Ball’s policy cycle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BRAVO, Omar Alejandro  and  HUERTAS, Diana Marcela. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO ENTRE PRESOS COLOMBIANOS. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.380-391.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.53180.

A prisão tem fracassado em relação ao propósito declarado de ressocializar os infratores à lei. A educação nos contextos carcerários aplica-se como mais um tratamento vinculado a esses fins de reabilitação, o que relega outros sentidos possíveis derivados dessa experiência. Esta pesquisa analisou as representações sociais sobre educação, entre internos de uma prisão de Cali, Colômbia. As representações sociais encontradas, vinculam-se ao sentido utilitário da educação, como redimir a pena, ocupar o tempo ou poder estabelecer laços sociais mais consistentes e harmónicos com as famílias e o resto da sociedade uma vez cumprida a condena, sendo esse um tipo de representação social atravessada pelo discurso da ressocialização mencionado.

Keywords : representações sociais; prisão; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )