SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68SOCIAL REPRESENTATIONS ON EDUCATION AMONG COLOMBIAN PRISONERSALTERITY: the other in educational research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ARAUJO, Víviam Carvalho de  and  SANTOS, Núbia Aparecida Schaper. LINGUAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS: aproximações teórico-metodológicas entre o círculo de Bakhtin e o ciclo de políticas de Ball. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.392-404.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/1012957/teias.2022.57407.

Este artigo tem por objetivo trazer aproximações teórico-metodológicas entre o círculo de Mikhail Bakhtin e o ciclo de políticas (policy cycle approach), desenvolvido pelo sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores, no que tange à compreensão da implementação de políticas no campo da educação. A perspectiva do círculo de Bakhtin se pauta em uma concepção de linguagem que se constitui da/na relação com a estrutura social e só pode ser compreendida como acontecimento ideológico e dialógico no fluxo da história. Para Ball e colaboradores, há um processo de recontextualização das políticas, o qual é composto por arenas de sentidos e negociações. Transcender a ideia de que a produção da política está apartada da vida concreta da produção discursiva dos sujeitos e seus grupos sociais e dos processos que as legitimam confirma a aproximação de alguns conceitos que sustentam a perspectiva de linguagem em Bakhtin com o ciclo de políticas organizado por Ball. A discussão caminha para considerar que a arquitetônica de linguagem e de ciências humanas em Bakhtin, dialogando com conceitos do seu círculo na direção do ciclo de políticas de Ball, principalmente na concepção da política como discurso, pode orientar o olhar para analisar a implementação de políticas no campo da educação.

Keywords : linguagem; política; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )