SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68LENGUAJE E IMPLEMENTACIÓN DE POLÍTICAS: acercamientos teórico-metodológicos entre el ciclo de Bakhtin y ciclo de políticas de Ball índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

NUNES, Marcia Jovani de Oliveira  y  BARROS, Josemir Almeida. ALTERIDADE: o outro na pesquisa em educação. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.405-421.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.57198.

O artigo propõe um debate sobre alteridade ao abordar a pesquisa em educação. Versa sobre a pesquisa-ação como uma alternativa que aproxima e possibilita a escuta do pesquisador frente ao seu objeto, principalmente quando falante, a fim de produzir conhecimentos que gerem impacto nas ações educacionais e contribuam para solucionar problemas detectados nos processos de coleta de dados de campo. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A investigação demonstrou que o pesquisador, ao escolher a pesquisa-ação, institui uma das possibilidades promissoras capazes de criar alternativas educacionais no âmbito social, principalmente porque estabelecem ou criam constantes diálogos, alteridades e escutas sensíveis, itens fundamentais ao tratar da pesquisa com seres humanos. Instituir a dialogicidade é premente à identificação e solução na condição de alternativa para resolver parte dos problemas educacionais.

Palabras clave : alteridade; educação; pesquisa-ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )