SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69MIGRACIÓN Y REFUGIO: desafíos educativos entre desigualdades y diferenciasSORDOS MIGRANTES EN ESCUELA: cuestiones de inclusión y derechos humanos lingüísticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila  y  MARCELINO, Sandra. “APRENDI O QUE É RACISMO NO BRASIL”: crianças africanas e brasileiras na escola pública. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.19-34.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, sobre o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio nas escolas públicas da Baixada Fluminense. A partir de um estudo de caso realizado em uma escola municipal de Duque de Caxias, tecemos reflexões sobre as distintas percepções das crianças sobre temas como diferenças culturais, desafios para a integração na sociedade brasileira e as relações étnico-raciais na rotina escolar a partir da realização de oficinas pedagógicas que envolveram crianças brasileiras, congolesas e angolana participantes do projeto.

Palabras clave : imigração e refúgio; inclusão; relações étnico-raciais; educação fundamental..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )