SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69MIGRAÇÃO E REFÚGIO: desafios educativos entre desigualdades e diferençasSURDOS MIGRANTES NA ESCOLA: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila  e  MARCELINO, Sandra. “APRENDI O QUE É RACISMO NO BRASIL”: crianças africanas e brasileiras na escola pública. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.19-34.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, sobre o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio nas escolas públicas da Baixada Fluminense. A partir de um estudo de caso realizado em uma escola municipal de Duque de Caxias, tecemos reflexões sobre as distintas percepções das crianças sobre temas como diferenças culturais, desafios para a integração na sociedade brasileira e as relações étnico-raciais na rotina escolar a partir da realização de oficinas pedagógicas que envolveram crianças brasileiras, congolesas e angolana participantes do projeto.

Palavras-chave : imigração e refúgio; inclusão; relações étnico-raciais; educação fundamental..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )