SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue69I LEARNED WHAT RACISM IS IN BRAZIL”: African and brazilian children in a school publicIN THE DIASPORA AND CROSSROADS OF SCHOOL DAILY LIFE: The crossings of the curriculum practiced in a municipal school in Manaus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ARAUJO, Paulo Jeferson Pilar  and  BENTES, Thaisy. SURDOS MIGRANTES NA ESCOLA: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.35-49.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089.

No presente artigo faz-se uma relação entre migração e surdez, focalizando principalmente o caso dos surdos migrantes venezuelanos no estado de Roraima. São apresentados um panorama da migração venezuelana em Boa Vista e alguns aspectos da educação para essa parcela da população. Apresenta-se ainda um caso de programa extensionista voltado para a assistência aos surdos migrantes e que valoriza a língua de sinais do migrante. Como objetivo do trabalho, demonstram-se as implicações possíveis para o campo dos estudos migratórios com a atenção voltada para a especificidade das comunidades surdas que migram. Os resultados indicam uma ainda total ausência de políticas linguísticas e educacionais voltadas para migrantes e refugiados surdos, o que demanda um repensar das práticas das escolas que buscam uma inclusão ainda alijada, pautada na ideologia do monolinguismo das línguas de acolhimento. Nesse ponto, invocam-se as premissas dos direitos humanos linguísticos e as frentes possíveis e passíveis de atuação para uma escola que realmente abra as portas para a população de surdos migrantes no Brasil.

Keywords : migração e refúgio; surdez; Roraima; direitos humanos linguísticos..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )