SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69“APRENDÍ LO QUE ES EL RACISMO EN BRASIL”: NIÑOS Niños africanos y brasileños en la escuela publicaEN LAS DIÁSPORAS Y ENCRUCIJADAS DE LA VIDA COTIDIANA ESCOLAR: Los cruces de los currículos practicados en una escuela municipal de Manaus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ARAUJO, Paulo Jeferson Pilar  y  BENTES, Thaisy. SURDOS MIGRANTES NA ESCOLA: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.35-49.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089.

No presente artigo faz-se uma relação entre migração e surdez, focalizando principalmente o caso dos surdos migrantes venezuelanos no estado de Roraima. São apresentados um panorama da migração venezuelana em Boa Vista e alguns aspectos da educação para essa parcela da população. Apresenta-se ainda um caso de programa extensionista voltado para a assistência aos surdos migrantes e que valoriza a língua de sinais do migrante. Como objetivo do trabalho, demonstram-se as implicações possíveis para o campo dos estudos migratórios com a atenção voltada para a especificidade das comunidades surdas que migram. Os resultados indicam uma ainda total ausência de políticas linguísticas e educacionais voltadas para migrantes e refugiados surdos, o que demanda um repensar das práticas das escolas que buscam uma inclusão ainda alijada, pautada na ideologia do monolinguismo das línguas de acolhimento. Nesse ponto, invocam-se as premissas dos direitos humanos linguísticos e as frentes possíveis e passíveis de atuação para uma escola que realmente abra as portas para a população de surdos migrantes no Brasil.

Palabras clave : migração e refúgio; surdez; Roraima; direitos humanos linguísticos..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )