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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ARAUJO, Paulo Jeferson Pilar  e  BENTES, Thaisy. SURDOS MIGRANTES NA ESCOLA: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.35-49.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089.

No presente artigo faz-se uma relação entre migração e surdez, focalizando principalmente o caso dos surdos migrantes venezuelanos no estado de Roraima. São apresentados um panorama da migração venezuelana em Boa Vista e alguns aspectos da educação para essa parcela da população. Apresenta-se ainda um caso de programa extensionista voltado para a assistência aos surdos migrantes e que valoriza a língua de sinais do migrante. Como objetivo do trabalho, demonstram-se as implicações possíveis para o campo dos estudos migratórios com a atenção voltada para a especificidade das comunidades surdas que migram. Os resultados indicam uma ainda total ausência de políticas linguísticas e educacionais voltadas para migrantes e refugiados surdos, o que demanda um repensar das práticas das escolas que buscam uma inclusão ainda alijada, pautada na ideologia do monolinguismo das línguas de acolhimento. Nesse ponto, invocam-se as premissas dos direitos humanos linguísticos e as frentes possíveis e passíveis de atuação para uma escola que realmente abra as portas para a população de surdos migrantes no Brasil.

Palavras-chave : migração e refúgio; surdez; Roraima; direitos humanos linguísticos..

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