SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69ACOGIDA DE ESTUDIANTES REFUGIADOS EN EDUCACIÓN SUPERIOR A TRAVÉS DEL ACOMPAÑAMIENTO TERAPÉUTICO: aprendiendo sobre “co-mociones”.CONSIDERACIONES SOBRE LA ENSEÑANZA DEL PORTUGUÉS EN LA CONDICIÓN DE LENGUA DE ACOGIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

JORGE, Luciana dos Santos; SILVA, Carla Craice da  y  ALMEIDA, Luciana Schleder. CONSTRUINDO UMA UNIVERSIDADE INTERNACIONALIZADA: um estudo sobre a permanência estudantil na universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.204-217.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65948.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi criada em 2010 com a proposta de integrar Brasil e África. Além de ser uma universidade com presença maciça da população negra dos interiores da Bahia e do Ceará, onde se localizam os campi, possui cerca de 25% do corpo discente vindo de Países de Língua Oficial Portuguesa (Palop), principalmente do continente africano, o que traz desafios pelas características deste corpo discente: predominante negra e africana. Este artigo tem como objetivo analisar as questões relativas à permanência dos estudantes da Unilab. O campo da pesquisa foi realizado entre os meses de janeiro e abril de 2021, durante o período de pandemia com aplicação de questionários e a utilização de diários para estudantes ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Os registros trazem questões sobre as dificuldades financeiras, aspectos sobre o desenvolvimento da escrita e, não menos importante, as saudades de familiares. Observou-se que, mesmo estudantes atendidos pelo Programa de Assistência ao Estudante (PAES), estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Garantir a permanência dessa juventude é algo desafiador especialmente pela especificidade do projeto Unilab, o que exige um olhar sobre as trajetórias desses(as) estudantes.

Palabras clave : juventude negra; estudantes internacionais; permanência estudantil; Unilab..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )