SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES REFUGIADOS NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: uma aprendizagem das “co-moções”.CONSIDERAÇÕES SOBRE O PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO E SEUS IMPACTOS NA POLÍTICA LINGUÍSTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

JORGE, Luciana dos Santos; SILVA, Carla Craice da  e  ALMEIDA, Luciana Schleder. CONSTRUINDO UMA UNIVERSIDADE INTERNACIONALIZADA: um estudo sobre a permanência estudantil na universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.204-217.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65948.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi criada em 2010 com a proposta de integrar Brasil e África. Além de ser uma universidade com presença maciça da população negra dos interiores da Bahia e do Ceará, onde se localizam os campi, possui cerca de 25% do corpo discente vindo de Países de Língua Oficial Portuguesa (Palop), principalmente do continente africano, o que traz desafios pelas características deste corpo discente: predominante negra e africana. Este artigo tem como objetivo analisar as questões relativas à permanência dos estudantes da Unilab. O campo da pesquisa foi realizado entre os meses de janeiro e abril de 2021, durante o período de pandemia com aplicação de questionários e a utilização de diários para estudantes ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Os registros trazem questões sobre as dificuldades financeiras, aspectos sobre o desenvolvimento da escrita e, não menos importante, as saudades de familiares. Observou-se que, mesmo estudantes atendidos pelo Programa de Assistência ao Estudante (PAES), estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Garantir a permanência dessa juventude é algo desafiador especialmente pela especificidade do projeto Unilab, o que exige um olhar sobre as trajetórias desses(as) estudantes.

Palavras-chave : juventude negra; estudantes internacionais; permanência estudantil; Unilab..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )