SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69CONSTRUYENDO UNA UNIVERSIDAD INTERNACIONALIZADA: un estudio sobre la permanencia de los estudiantes en la Universidad para la Integración Internacional de la Lusofonía Afro-Brasileña (UNILAB)INTERCULTURALIDAD Y PLAc: reflexiones sobre educación y ciudadanía de migrantes y refugiados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CORTEZ, Dayane  y  BACK, Angela Cristina Di Palma. CONSIDERAÇÕES SOBRE O PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO E SEUS IMPACTOS NA POLÍTICA LINGUÍSTICA. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.218-229.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65967.

Este artigo, de caráter ensaístico, propõe uma reflexão sobre o papel das políticas linguísticas no estabelecimento do acesso ao ensino-aprendizagem do Português omo Língua de Acolhimento (PLAc). As questões aqui sistematizadas partem de experiências docentes na área de PLAc e diagnósticos de pesquisas que apontam a falta de políticas linguísticas (de envergadura), conforme Cortez (2018), para o acolhimento, sistematizadas aos migrantes que chegam. Tais reflexões amparam-se em Bakthin (2006), Freire (2019), Grosso (2010), hooks (2017), Ruíz (1984), por meio de pesquisa bibliográfica, com o propósito de refletir sobre a promoção e ensino da língua portuguesa no contexto de acolhimento, com vistas a uma prática de ensino de língua que não perpetue colonialismos e opressões. O debate organiza-se na contextualização do cenário, nas discussões a fim de compreender e tomar consciência das implicações para as práticas pedagógicas de PLAc e da relevância de um planejamento linguístico estabelecido de acordo com as necessidades daqueles migrantes que chegam a um aprendizado “formal”. Ampliam-se as discussões sobre as migrações contemporâneas, seus impactos locais e globais, bem como entendem as diversas frentes de atuação da condição de acolhimento, inclusive a linguística, fortalecendo a área de atuação, pesquisa e formação de PLAc. São temas para os quais este artigo tem vistas a colaborar.

Palabras clave : Português Língua de Acolhimento; políticas linguísticas; migrações contemporâneas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )