SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69CONSIDERACIONES SOBRE LA ENSEÑANZA DEL PORTUGUÉS EN LA CONDICIÓN DE LENGUA DE ACOGIDAPROCESOS EDUCATIVOS DE NIÑOS(AS) EN PERIFERIAS URBANAS: ¿qué cambia cuando la casa va quedando muy lejos de la escuela? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MIRANDA, Helen Parnes  y  FERNANDES, Sônia Regina de Souza. INTERCULTURALIDADE E PLAC: reflexões acerca de educação e cidadania de imigrantes e refugiados. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.230-242.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.66018.

A inversão do cenário brasileiro de maior emigração para o de maior recepção de imigrantes devido ao crescimento econômico desde 1980 descortinou a ausência de uma tradição de acolhimento das diferenças (PATARRA, 2012). Embora atualmente a legislação brasileira reconheça direitos fundamentais de imigrantes e refugiados, o país ainda carece de políticas públicas no sentido da efetivação da cidadania plena. Tendo em vista o direito à educação democrática como elemento fundamental à cidadania e à constituição do Estado Democrático de Direito (FERNANDES, 1989), este estudo busca, por meio da revisão de literatura, refletir sobre a possibilidade de uma educação intercultural pela proposta do Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para tanto, buscamos revisitar conceitos necessários à compreensão da interculturalidade e refletir acerca dos processos hegemônicos oriundos da condição colonial e da expansão educacional como projeto nacionalista. Aponta-se que a ausência de políticas públicas voltadas à formação de professores de PLAc e à inclusão de imigrantes e refugiados se acomoda em uma perspectiva assistencialista, responsabilizando os sujeitos do processo educativo, precarizando a qualidade educacional e a profissão docente. Conclui-se que a percepção crítica de PLAc com vistas ao exercício da cidadania alinha-se à interculturalidade por promover o papel ativo dos sujeitos imigrantes e refugiados e considerar suas filiações culturais, sociais e linguísticas, constituindo-se como alternativa emancipatória às concepções hegemônicas da educação tradicional.

Palabras clave : interculturalidade; PLAc; inclusão de migrantes e refugiados; direito à; educação de migrantes e refugiados..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )