SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número69JÓVENES EN CONTEXTO DE REFUGIO: narrativas que revelan modos de vida y el lugar de la escuelaMIGRACIÓN CHINA EN GOVERNADOR VALADARES-MG: “primera ola” y los desafíos de dejar el país de origen en situaciones de conflicto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KURIHARA, Julia Tiemi  y  BALISCEI, João Paulo. JAPONESA, ABRE O OLHO: racismo, xenofobia e misoginia contra mulheres amarelas. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.273-293.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65978.

Este artigo tematiza as diversas manifestações de ódio que acometem as mulheres amarelas. Assim, o objetivo desta pesquisa é problematizar as violências xenofóbicas, racistas e misóginas que, na contemporaneidade, atingem as identidades femininas nipônicas. Para isso, recorre-se aos Estudos da Cultura Visual como aporte teórico e metodológico, uma vez que considera que as imagens, em suas diversas manifestações, apresentam formas de se ver e estar no mundo. A partir da pesquisa bibliográfica, foi realizada a contextualização histórica, cultural e social da chegada das/os imigrantes japonesas/es no Brasil. Em seguida, foi feita uma análise de discursos, obras de arte e outras visualidades que permeiam os significados estereotipados construídos acerca das identidades de mulheres amarelas, em especial no contexto da pandemia do COVID-19. Por fim, conclui-se que a educação possui potencial para construir novas narrativas que rompam preconceitos e respeitem as diferenças, uma vez que a sociedade contemporânea é composta por múltiplas identidades que interagem entre si.

Palabras clave : estudos culturais; educação; imigração; mulheres amarelas; xenofobia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )